Sobre mim:
Pablo Bruno de Paula dos Santos (Recife, 09 de novembro de 1994)
Pioneiro em poesia sobre regulação e proteção de dados, e um dos primeiros autores a utilizar IA generativa para a arte de capa de um livro publicado, com Parapráxis do Pragmático (2023).
Também conhecido como Sylke, nasceu em Recife, Pernambuco, e atualmente vive no entorno do Distrito Federal. É formado em Letras, com habilitação em língua inglesa e especializado em Psicopedagogia. Atua principalmente como poeta, editor de livros e revisor de textos.
Criou a primeira fonte brasileira sobre “A Series of Unfortunate Events”, o Desventuras em Série Brasil, citada como precursora de notícias pelo Parent Herald, reconhecida por Daniel Handler, Companhia das Letras e Editora Seguinte.
Pablo também é cofundador da Academia Valparaisense de Letras (AVL).
Livros
Parapráxis do Pragmático (2023)
Aquilo que os candangos regurgitam (2018)
Participações, concursos e antologias:
Linhas de fuga da poesia do DF (2023)
Revista Bacanal - Vol. 6 (2022)
Dicionário de escritores de Brasília (2021)
Prêmio Poesia Livre (2018)
Revista Bacanal - Vol. 5 (2018)
Revista 7faces (2017)
Concurso Nacional Novos Poetas (2017)
Música
Gore (2021)
Don't Sleep Your Life Away (2020)
Criações
La Ursa: a La Ursa consiste numa publicação de tiragem semestral dedicada à literatura e às artes visuais, é editada e distribuída em meio eletrônico, além de edições especiais impressas, desde 2024. A ideia concebida por Pablo Santos, é uma produção autônoma, livre de vínculos políticos e religiosos, sob o intuito de mapear, compartilhar e potenciar os valores da arte.
Guará Books: a Guará Books é uma casa editorial para a poesia, terror, contos, romance e outros gêneros literários.
Desventuras em Série Brasil: primeira comunidade brasileira sobre a saga best-seller de livros "Desventuras em Série, citada como precursora de notícias pelo Parent Herald, reconhecida por Daniel Handler, Companhia das Letras e Editora Seguinte.
Produção cultural
Prosa Candanga: sarau literário a fim de discutir a literatura brasiliense, tendo sua primeira edição no dia 15 de outubro de 2022, com as participações dos autores João Carlos Amador (Histórias de Brasília) e Ricardo Lins Brasiliense (Que lugar é esse?), sob mediação da autora Sarah Schmorantz e co-organização de Thiago Guimarães Moraes (Coordenador de Inovação e Pesquisa da ANPD).
Resumo da experiência profissional:
Revisor textual há 5 anos, redator há 8 anos, atualmente trabalhando para a editora Uiclap, bem como diretor editorial da editora Guará Books e, editor-chefe, na revista La Ursa.