Sobre mim:
Meu nome é Saulo Araujo, sou um profissional com mais de 15 anos de atuação atuando como consultor de processos e gestão de projetos, com foco na estratégia para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Minha paixão por pessoas, processos e melhoria contínua, permitiu potencializar, transformar e otimizar fluxos de trabalho, agregando maior rentabilidade para o negócio.
Me destaco no mercado pela minha especialidade em gestão de projetos, agilidade e transformação digital. Possuo grande know-how em indústrias financeira, varejo, telecom, software house, fintechs, construção cível, acessoria contábil e EdTech.
Meu objetivo é prover soluções (mapeamento e automações de processos, gestão de projetos e desenvolvimento de software) através da minha experiencia adquirida ao longo da minha jornada, de maneira contínua, oferecendo treinamentos e oportunidades de networking, fortalecendo assim a colaboração entre as equipes, promovendo uma cultura de melhoria contínua diante dos processos empresariais de cada contexto.
Estou motivado em otimizar e potencializar o negócio, oferecendo consultoria que podem elevar a eficiência da sua empresa de maneira exponencial.
Resumo da experiência profissional:
Principais projetos:
Otimiza+ (2023 - Atual)
Responsabilidades:
Especialista em melhoria contínua e processos, colaborando estrategicamente com a média gestão e c-level, contribuindo com práticas de gestão de projetos, mapeamento de processos e alinhamentos com foco nos objetivos estratégicos para melhoria de performance no dia-a-dia.
Resultados gerados:
- Melhoria no fluxo de venda, com resultado de 30% nos primeiros 45 dias.
- Redução de retrabalho em 90% no fluxo operacional;
- Aumento de qualidade na entrega dos projetos em 97%
- Melhoria de 32% no fluxo interno de planejamento;
- Redução de despesa em 1,5MM/ ano, com a automação de processos manuais;
Sicredi (2022 - 2023)
Responsabilidades: Líder colaborando com a equipe de Produtos e Engenharia para construir soluções eficazes
para os associados, incentivando a melhoria contínua e o uso de métricas. Liderança técnica de gestores de processos e projetos, apoiando na evolução de carreiras e promoção da cultura de melhoria contínua.
Resultados gerados:
- Redução do TTM de 187 dias para 45
- Redução de 25% do retrabalho na operação de controladoria
- Melhoria na eficiência em 45%
- Estruturação da governança do COE (Conselho de Operacional de Excelência) de agilidade
PicPay (2021 – 2022)
Responsabilidades: Gestão de processos e projetos com foco na disseminação da metodologia ágil nos níveis estratégico, tático e operacional, bem como gestão e mapeamento de fluxos do negócio.
Resultados gerados:
- Otimização do fluxo de trabalho e foco em resultados
- Redução de retrabalho nos níveis táticos e operacionais
- Melhoria de performance dos times
- Visibilidade de toda a cadeia de valor, fornecendo insumos para tomada de decisão estratégica
GFT (2019 – 2021)
Responsabilidades: Gestor de processos nos cliente B3 e SERASA EXPERIAN, focado diretamente nos governança de TI. Implementação de práticas de governança e agilidade em escala.
Resultados gerados:
- Implementação da governança de TI
- Implementação de agilidade em escala
MJV (2018 – 2019)
Responsabilidades: Gerente de processos e projetos na SulAmerica e Bradesco Seguros, promovendo a adoção de práticas ágeis e mudanças culturais utilizando Kanban. Organização e facilitação de boas práticas de agilidade.
Resultados gerados:
- Sucesso na adoção de práticas ágeis
- Melhoria contínua do fluxo de trabalho