Sobre mim:
Sanitarista (graduada em Saúde Coletiva) pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Especialista em Saúde da Família pela residência multiprofissional da FESFSUS/FIOCRUZ/BA com experiência em Gestão, Apoio Institucional, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Vigilância Sanitária. Especialista em Planejamento e Gestão em Saúde Coletiva pela residência multiprofissional do ISC/ UFBA com experiência em Gestão; Planejamento em Saúde, Programação em Saúde, Planejamento e programação Local em Saúde, Relatório Anual de Gestão, Saúde Mental, Saúde Especializada (IST's) e Auditoria. Mestre em Saúde Coletiva pela UFBA com experiência em docência, em escrita/redação cientifica/acadêmica/técnica.
Resumo da experiência profissional:
No município de Camaçari, de 2015 a 2017, atuei na função de apoiadora institucional no Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Camaçari (DAB/SESAU/PMC) realizando as seguintes atividades: análise e processamento de dados de saúde, territorialização das equipes de saúde da família, implantação de acolhimento, organização de agenda e processo de trabalho, implantação do sistema de informação e-SUS, mediação de conflitos, educação permanente sobre diversas temáticas, organização de prontuários e cartão de família e implantação de reunião de equipe. Ainda colaborei diretamente na construção do guia de serviços de interesse a saúde na Rede Municipal e na elaboração dos Fluxos de acesso e organização da Atenção Básica do município.
Também desenvolvi estagio optativo na Coordenação de Vigilância Epidemiológica (COVEPI), do município de Camaçari, onde realizei trabalho de sensibilização de equipes de saúde da família sobre a importância da notificação e investigação de agravos a partir de informações produzidas por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN.
Realizei o estagio eletivo, em Salvador, na Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA), do Estado da Bahia desenvolvendo trabalho sobre a caracterização do perfil de uso e consumo de agrotóxicos no estado da Bahia.
Em outra experiência, de 2017 a 2019, desenvolvi em distrito sanitário do município de Salvador atividades de apoio na construção dos instrumentos de planejamento (Relatórios de gestão, Programação Anual de Saúde, Plano Municipal de Saúde) e na organização do planejamento em saúde, por meio de oficinas e diálogos com técnicos de Distritos Sanitários e Unidades de Saúde. Também desenvolvi atividades de planejamento junto a Diretoria de Atenção a Saúde (DAS/SMS) na temática da Saúde Mental, por meio de coleta e análise de dados (procedimentos, internações, problemas identificados) de saúde mental do município de Salvador, bem como apoio a construção de termo de referência de um projeto da secretaria. Ainda elaborei protocolo preliminar sobre os Serviços de Atenção Especializada voltados para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio de visita a esses serviços e coleta de informações sobre o funcionamento dos mesmos junto a gerentes, profissionais e usuários.
Desenvolvi estágio eletivo na auditoria da SESAB com as seguintes atividades: apoio na construção do Relatório Anual de Gestão (RAG) vigente, bem como a construção do módulo operacional dos programas de Tuberculose (TB), Hanseníase (Hans) e Imunização para alguns municípios de Salvador.
Participei em 2021 como assistente de pesquisa, da consultoria de cooperação técnica entre o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
(SESAB), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a realização da “Análise de Situação e a Proposta de Modelagem da Rede de Atenção à Saúde como estratégia para a Implantação das Linhas de Cuidado de Hipertensão e Diabetes”, no âmbito do Projeto de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador – PROSUS/SESAB, no período entre janeiro de 2021 a dezembro de 2021. O projeto de cooperação técnica culminou na elaboração de produtos técnicos que abordaram as seguintes temáticas: atualização da situação da rede de atenção à saúde dos municípios das regiões de Camaçari e Salvador para o cuidado a usuários portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus (pontos de atenção, sistemas de apoio e logísticos); construção da modelagem, matriz de indicadores de monitoramento e avaliação e padrões de julgamento para a referida rede; bem como descrição de protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas e carteiras de serviços por nível de atenção dos serviços prestados nos municípios das duas regiões (Salvador e Camaçari).
Ainda possuo experiência em atividades de empreendedorismo e marketing digital incluindo vendas de produtos de diversos seguimentos, apresentações do planos de negócios, formação e capacitação de equipes.