Sobre mim:
Sou o Hélio Eduardo Lopes, graduado em Comunicação Social, com especialização em Marketing e também em Ergodesign e Arquitetura de Informação, e mestrando em Design.
Tenho mais de 20 anos atuando em diferentes áreas da comunicação, sempre com texto. Eu adoro ler. E amo escrever. Gosto de entender e apreciar as diferenças dos estilos, funções e características dos textos. Detalhista, né?
Para mim, a principal função de um bom texto é comunicar de maneira clara o seu objetivo. Para isso é preciso que o texto ser adequado ao meio de comunicação usado.
Então, mais do que falar de mim, vou pontuar aqui a minha visão sobre os diferentes tipos de textos em que atuei ao longo da minha carreira.
Entendo que a publicidade pede textos curtos e criativos,para diferentes meios de comunicação: mídias impressa e digital, outdoors, rádio...
UX Writing já atua com textos claros, concisos e úteis, que orientem e interajam com o usuário durante a sua jornada. Copywriting já foca mais num viés publicitário. Technical Writing está direcionado a manuais e afins. E sempre levando em conta as boas práticas e o SEO, para melhorar o ranqueamento de sites, paginas e artigos.
Já a área acadêmica trabalha com estruturas coerentes ao longo do trabalho, muitas referências e conclusões bem explicadas e adequadas ao formato: monografias, estudos, TCCs e artigos.
A área editorial deseja que se saiba escrever e editar um livro, com o entendimento do conteúdo a cada capítulo e também como um todo. E usar o estilo mais adequado para cada proposta. A propósito, sou o editor no livro Fundamentos de UX: conceitos e boas práticas, de Guilhermo Reis.
Então, se você procurava alguém que possa te ajudar a alcançar seus objetivos com textos adequados, aqui estou eu!
Resumo da experiência profissional:
UX Writer em grandes empresas, como Livelo (atual), Banco do Brasil (texos para chatbots) e Prudential criação de site e aplicativo);
Editor do livro Fundamentos de UX: conceitos e boas práticas;
Technical Writer para projeto de carregadores de carros elétricos;
Ghoswriter de 4 livros;
Arquiteto de informação na Casa de Osvaldo Cruz;
Arquiteto de informação na Assessoria de Comunicação da presidência da Fiocruz;
Produtor de artigos para sites de esportes, tecnologia e lazer;
Orientador de 32 monografias e TCCs;
Redator publicitário do Grupo Ediouro.