Sobre mim:
CARTA DE APRESENTAÇÃO
Alexsandro Alves da Maia
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICA
A minha formação é em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2003, sou Especialista em Arte e Educação pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão- IBPEX (2010), especialista em Comunicação, Política e Imagem pela UFPR – (2014), especialista em Filosofia e Ensino pela UFPR (2016), membro desde 2010 do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência- IPAD/Brasil.
Sou professor do Quadro Próprio do Magistério em História desde 2005 e também professor (QPM) de Filosofia desde 2012. Leciono a mais de 14 anos a rede pública de ensino, nas disciplinas de: Filosofia, História e Sociologia. Participo de maneira variável das Equipes Multidisciplinares da escola que atuo. Sou membro do Conselho Escolar da Minha Escola.
No IPAD/Brasil, participo como membro da diretoria pedagógica, o qual o instituto composto por pesquisadores como: Dr(a). Marcilene Garcia da (IFBA), Dr(a). Tânia Lopes (UFPR) e Dr(a). Megg Rayara Gomes de Oliveira (UFPR), entre outros.
Tenho experiência desde 2010 no ensino na modalidade a distância- EaD. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa no curso de aperfeiçoamento como Tutor a Distância do Curso de Gênero e Diversidade na Escola (2010), Tutor a Distância do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História, Arte e Cultura. Pela Universidade Federal do Paraná: fui Tutor a Distância dos Cursos de: Aperfeiçoamento do Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais nas duas versões nos anos 2013 e 2014, Tutor a Distância do Curso de Especialização Lato Sensu em Gênero e Diversidade e Tutor a Distância e Presencial do Projeto Conviver da UFPR (2017/2018).
PRODUÇÕES RELEVANTES
Participei em 2018 do I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural I. Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas I. Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida/IFPR – Comunicação: AFROCENTRICIDADE E/OU GEOFILOSOFIA POR VIR – DESCENTRALIZANDO AS NARRATIVAS
Em 2015 participei do II Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul/UFPR – Comunicação: "AS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS"
Fui Tutor a Distância e Presencial do Projeto Conviver da UFPR (2017/2018).O objetivo do projeto Conviver o qual fui tutor, é capacitar educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar. O projeto dá ênfase a casos de bullying. Por meio de módulos online, o projeto da UFPR atendeu mais de 370 professores e gestores de 114 escolas de Curitiba e quatro municípios da região metropolitana.
Resumo da experiência profissional:
CARTA DE APRESENTAÇÃO
Alexsandro Alves da Maia
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICA
A minha formação é em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2003, sou Especialista em Arte e Educação pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão- IBPEX (2010), especialista em Comunicação, Política e Imagem pela UFPR – (2014), especialista em Filosofia e Ensino pela UFPR (2016), membro desde 2010 do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência- IPAD/Brasil.
Sou professor do Quadro Próprio do Magistério em História desde 2005 e também professor (QPM) de Filosofia desde 2012. Leciono a mais de 14 anos a rede pública de ensino, nas disciplinas de: Filosofia, História e Sociologia. Participo de maneira variável das Equipes Multidisciplinares da escola que atuo. Sou membro do Conselho Escolar da Minha Escola.
No IPAD/Brasil, participo como membro da diretoria pedagógica, o qual o instituto composto por pesquisadores como: Dr(a). Marcilene Garcia da (IFBA), Dr(a). Tânia Lopes (UFPR) e Dr(a). Megg Rayara Gomes de Oliveira (UFPR), entre outros.
Tenho experiência desde 2010 no ensino na modalidade a distância- EaD. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa no curso de aperfeiçoamento como Tutor a Distância do Curso de Gênero e Diversidade na Escola (2010), Tutor a Distância do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História, Arte e Cultura. Pela Universidade Federal do Paraná: fui Tutor a Distância dos Cursos de: Aperfeiçoamento do Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais nas duas versões nos anos 2013 e 2014, Tutor a Distância do Curso de Especialização Lato Sensu em Gênero e Diversidade e Tutor a Distância e Presencial do Projeto Conviver da UFPR (2017/2018).
PRODUÇÕES RELEVANTES
Participei em 2018 do I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural I. Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas I. Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida/IFPR – Comunicação: AFROCENTRICIDADE E/OU GEOFILOSOFIA POR VIR – DESCENTRALIZANDO AS NARRATIVAS
Em 2015 participei do II Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul/UFPR – Comunicação: "AS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS"
Fui Tutor a Distância e Presencial do Projeto Conviver da UFPR (2017/2018).O objetivo do projeto Conviver o qual fui tutor, é capacitar educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar. O projeto dá ênfase a casos de bullying. Por meio de módulos online, o projeto da UFPR atendeu mais de 370 professores e gestores de 114 escolas de Curitiba e quatro municípios da região metropolitana.